6 dicas para manter os rins saudáveis

//6 dicas para manter os rins saudáveis

6 dicas para manter os rins saudáveis

Para manter os seus rins saudáveis, você deve beber a quantidade certa de água para você. Um equívoco comum é que todos devem beber oito copos de água por dia, mas como todos são diferentes, as necessidades diárias de água variam de pessoa para pessoa. Quanta água você precisa é baseada nas diferenças de idade, clima, intensidade do exercício, bem como estados de gravidez, amamentação e doença.

Cerca de 60-70% do seu peso corporal é composto de água, e cada parte do seu corpo precisa que ele funcione corretamente. A água ajuda os rins a remover os resíduos do sangue na forma de urina. A água também ajuda a manter os vasos sanguíneos abertos para que o sangue possa viajar livremente para os rins e fornecer nutrientes essenciais para eles. Mas se você ficar desidratado, será mais difícil para esse sistema funcionar. A desidratação leve pode fazer com que você se sinta cansado e possa prejudicar as funções corporais normais. A desidratação grave pode levar a danos nos rins, por isso é importante beber bastante quando se trabalha ou se exercita com muita intensidade, especialmente em climas quentes e úmidos.

Aqui estão 6 dicas para se certificar de que você está bebendo bastante água e para manter seus rins saudáveis:

1- Oito é ótimo, mas nem sempre. Não há regra dura e rápida que todos precisam de 8 copos de água por dia. Esta é apenas uma recomendação geral baseada no fato de que nós continuamente perdemos água de nossos corpos, e que precisamos de ingestão adequada de água para sobreviver e ótimas quantidades para prosperar. O Instituto de Medicina estimou que os homens precisam de aproximadamente 13 xícaras (3 litros) de líquido por dia e que as mulheres precisam de aproximadamente 9 xícaras (2,2 litros) de líquido por dia.

2 – Menos é mais se você tiver insuficiência renal (também doença renal em estágio final). Quando os rins falham, as pessoas não excretam água suficiente, se é que existem. Para aqueles que estão recebendo tratamento de diálise, a água deve ser muito restrita.

3 – É possível beber muita água. Embora não seja muito comum que isso aconteça na pessoa comum, atletas de resistência como maratonistas podem beber grandes quantidades de água e, assim, diluir o nível de sódio no sangue, resultando em uma condição perigosa chamada hiponatremia.

4 – Sua urina pode revelar muito. Para a pessoa comum, significa beber água suficiente ou outros líquidos saudáveis, como suco sem açúcar ou leite com baixo teor de gordura para saciar a sede e manter sua urina amarela ou incolor. Quando sua urina é amarelo escuro, isso indica que você está desidratado. Você deve fazer cerca de 1,5 litros de urina por dia (cerca de 6 xícaras).

5 – H2O ajuda a prevenir pedras nos rins e infecções do trato urinário. Os cálculos renais e as infecções do trato urinário (ITUs) são duas condições médicas comuns que podem ferir os rins e para as quais uma boa hidratação é essencial. Os cálculos renais formam-se menos facilmente quando há água suficiente disponível para evitar que os cristais formadores de pedras grudem uns nos outros. A água ajuda a dissolver os antibióticos usados ​​para tratar infecções do trato urinário, tornando-os mais eficazes. Beber bastante água também ajuda a produzir mais urina, o que ajuda a eliminar bactérias causadoras de infecções.

6 – Cuidado com pílulas e procedimentos. Beber água extra com certos medicamentos ou antes e depois de procedimentos com contraste pode ajudar a prevenir danos nos rins. Leia os rótulos dos medicamentos e faça perguntas antes de se submeter a procedimentos médicos envolvendo corantes de contraste. Sempre consulte primeiro o seu médico, especialmente se você estiver com uma restrição de fluidos.

Fale conosco

Para mais informações entre em contato conosco.

Agendar Consulta Online

Quer agendar uma consulta em nossa clínica? Acesse a nossa página de agendamento.

FALE CONOSCO

QUERO AGENDAR

2018-06-07T21:20:56-03:00 junho 3rd, 2018|ESPAÇO SAÚDE|
WhatsApp chat