Antes é preciso esclarecer o que é Hérnia de Hiato.

A Hérnia de Hiato, também conhecida como Refluxo Gastroesofágico, é um problema de saúde relativamente comum em que parte do estômago se projeta para o interior do tórax através de um orifício no diafragma.

Quando ocorre um aumento da pressão abdominal, seja por gordura, problemas genéticos ou outras situações, esse orifício do diafragma se alarga e parte do estômago se aproxima muito do esôfago permitindo a passagem do suco gástrico.

Diferentemente do estômago, a mucosa que reveste o esôfago não está preparada para receber uma substância tão ácida o que acaba causando a sensação de queimação (azia), dor torácica intensa – que pode ser confundida com infarto -, tosse seca e até doenças pulmonares.

A Cirurgia Bariátrica Metabólica, principalmente o By-pass Gástrico em “Y de Roux”, foi criada originalmente de uma cirurgia que era realizada para combater o refluxo, no entanto como os pacientes eram obesos, o índice de retorno do problema era grande, pois por meio da cirurgia tratava-se o sintoma refluxo, mas não a causa que era a obesidade, na maioria dos casos.

Hoje, especialistas indicam que pessoas com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 30 não deveriam fazer a cirurgia tradicional para tratar o refluxo, mas teriam indicação para a Cirurgia Bariátrica Metabólica.

Assim, quem tem Hérnia de Hiato pode fazer a Cirurgia Bariátrica?

Não só pode como deve, pois estará resolvendo a obesidade mórbida e também o refluxo.

O Instituto Gastrovale integra uma equipe multidisciplinar de excelência. Profissionais certificados, infraestrutura adequada e cirurgia minimamente invasiva: sua saúde no lugar certo!

Em caso de dúvidas ou agendamentos, entre em contato: (12) 3322-9459 / (12) 3206-7806 / (12) 99149-3558 (WhatsApp) – www.gastrovale.com.br

Dr. Guilherme Humeres Abrahão
Diretor Técnico
CRM 147629