O câncer de fígado pode ser de dois tipos: primário (começa no próprio órgão) e secundário ou metastático (com origem em outro órgão e, com a evolução da doença, atinge também o fígado). O tipo secundário normalmente decorre de um tumor maligno no intestino grosso ou no reto.

Os principais sintomas do câncer de fígado, na maioria das vezes, só aparecem em estágios mais avançados da doença. Os sinais e sintomas do câncer de fígado podem incluir: perda de peso, falta de apetite, sensação de plenitude após uma refeição leve, náuseas ou vômitos, fígado aumentado, dor abdominal, inchaço ou acúmulo de líquido no abdome, coceira, icterícia (pele e mucosas amareladas), febre, veias da barriga dilatadas e visíveis através da pele, hematomas ou hemorragias, agravamento da hepatite crônica ou cirrose. Consulte um gastroenterologista para um diagnóstico preciso e o início do tratamento caso necessário.

A Oncologia Digestiva trata dos cânceres do aparelho digestivo, em órgãos como o fígado, estômago, pâncreas, esôfago, intestino delgado, cólon e reto.

No Instituto Gastrovale, com unidades em São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, você encontra abordagem multidisciplinar em gastroenterologia com os melhores especialistas da região.